terça-feira, 24 de março de 2015

É preciso assassinar 1964

Por Antonio Siqueira - Do Rio de Janeiro


NÃO!!!

















Ninguém é eternamente responsável por aquilo que cativa, como quiseram e ainda querem ensinar aos pequenos. Da mesma forma, ninguém pode ser punido eternamente por um mesmo erro. As penas devem ser cumpridas integralmente, e ponto final. Depois do cumprimento, o que deve ficar é liberdade. Da mesma forma, quem nunca foi punido por seus tropeços nunca terá a absolvição – seja de si próprio ou da sociedade.

A Lei da Anistia brasileira é um bom exemplo disso. O que aconteceu durante o período do governo militar, marcado por forte repressão, prisões arbitrárias, torturas e assassinatos, nunca foi investigado adequadamente pelo poder público. Somente agora, com o instituto da Comissão da Verdade, é que o assunto vem à tona de forma efetiva.

Os defensores da lei afirmam que não há motivo nenhum para abrir investigação em relação aos crimes das Forças Armadas naquele período. É como se a legislação já tivesse caráter punitivo. Mas a única “punição” que os agentes da ditadura tiveram até o momento foi o esquecimento. Esse mesmo contra qual a Comissão da Verdade luta bravamente.

Trata-se de um trabalho de reconstituição de uma memória triste e dolorida. Muito já se perdeu pelo tempo, ficou trancado no sofrimento silencioso dos sobreviventes da época, que, agora, buscam uma sinalização de reparação. Não é apenas uma questão financeira, aliás, é muito mais do que isso, trata-se de devolver a dignidade a cidadãos brasileiros que foram condenados à morte e sentenciados à tortura sem nenhum julgamento. Seus destinos foram decididos pela vontade dos agentes da ditadura – senhores e donos do poder.

A realidade é que essa triste passagem da história do Brasil ainda é um ponto obscuro e, à medida que aqueles sobreviventes envelhecem e morrem, mais oculto ficará. Talvez essa obscuridade seja o motivo pelo qual, com tanta facilidade, brasileiros ainda vão para as ruas pedir intervenção militar. Os jovens, certamente, não têm memória. Também não aprenderam na escola nada sobre o golpe militar e suas consequências. Até há bem pouco tempo, o golpe era tratado como Revolução de 1964 nos livros didáticos; Ridículo.


Esqueceram a carnificina de 1964

Agora, fica uma pergunta. Se os jovens não sabem o que aconteceu, os brasileiros com cerca de 50 anos ou mais – muitos deles estão nas ruas, clamando, irracionalmente, pela intervenção militar – se esqueceram de tudo aquilo? Por que esses mesmos brasileiros cinquentenários , atualmente, senhores e senhoras defendem algo que fez tão mal ao país quando jovens eram? Onde eles estavam? Ou, talvez, o que fazem hoje que os leva a pedir ditadura militar?

Todos têm que ir para as ruas quando insatisfeitos. Protestar é ato democrático. Protestar para acabar com a democracia é o quê mesmo?





Chico Buarque de Holanda e Milton Nascimento Cantam "Cálice" de Gilberto Gil





3 comentários:

  1. Quem quer acabar com a democracia é a quadrilha do PT com seu projeto hegemônico. Esses idiotas já usaram o 50.º aniversário do golpe eleitoralmente. Fascistinhas travestidos de esquerda. Fazem uma salada de eventos, igualam tudo à “ditadura militar só para defenderem a quadrilha.
    Lugar de ladrão é na cadeia, não no poder.
    e depender de mim , torturador pega perpétua. Assim como todo ditador.

    Uma coisa não se pode esquecer: é que aqueles que pegaram em armas contra a ditadura militar aqui no Brasil, queriam mesmo é implantar as deles, inspiradas nas de Cuba, da China ou da URSS, que torturavam e matavam milhões.

    A transição do regime militar para o civil foi negociada por aqueles que verdadeiramente lutaram pela democracia como Tancredo, Ulisses e outros, do congresso ou fora dele.
    A anistia foi aprovada.

    É importante não esquecer a história em toda sua totalidade.

    EDNA - Rio

    ResponderExcluir
  2. Sou intervencionista. Não lutei por essa democracia demagoga e corrupta. De o que vivemos foi uma ditadura, Cuba deve ser comparado a que? Venezuela nos dias de hoje é o que? Troquem o disco pelo amor de Deus. Olhem para o futuro, pois o nosso é incerto com esta atual administração?

    José Moniz

    ResponderExcluir