sexta-feira, 19 de agosto de 2016

O Drama de Dilma aos Olhos da História e aos olhos deste escriba

Por Antonio Siqueira - Do Rio de Janeiro


Presença de Dilma no Senado dará um tom dramático
à decisão do impeachment





















O impeachment de Dilma Rousseff não se situa historicamente em nenhum dos lados que revestiram o panorama institucional brasileiro ao longo dos últimos 61 anos. Trata-se de um episódio singular, que está levando a seu afastamento, com os reflexos da enorme corrupção que permaneceu em seu governo, após ter sido instalada a partir da chegada de Lula da Silva ao poder. O que está assegurando o impeachment de Dilma é a atmosfera nacional de revolta contra os crimes praticados pelo PT e pelos grandes empresários do país, numa aliança superconservadora que abalou a economia brasileira fortemente, causou desemprego e a repugnância da população brasileira.

Importante acentuar que a história do Brasil registra desfechos a favor e contra a democracia. A reação político-militar de novembro de 55 foi para assegurar a posse de Juscelino Kubtscheck na presidência da República, vitorioso nas urnas populares que o colocaram à frente de Juarez Távora, Ademar de Barros e Plínio Salgado. O cumprimento da Constituição encontrava-se ameaçado pelas investidas golpistas, estas sim, de Carlos Lacerda, Carlos Luz e Café Filho.

Em 1961, em consequência da renúncia de Jânio Quadros, houve a solução intermediária de um parlamentarismo de ocasião, para permitir a investidura de João Goulart no Palácio do Planalto. O equilíbrio de forças, na ocasião, levaram ao roteiro adotado.

Em 1964, a deposição de Goulart partiu de um consenso das Forças Armadas legitimado pelo quadro político-partidário, que logo nos primeiros dias do General Castelo Branco no governo foi ultrapassado pelo poder militar que implantou uma ditadura que só acabou em 1985, portanto, 21 anos depois.

Dilma Rousseff será principalmente acusada de omissão grave quanto a crimes de corrupção praticados, inclusive por ministros e ex-ministros que nomeou ao longo de seus cinco anos no Planalto. Na verdade este é o principal argumento que torna impossível sua permanência na chefia do Executivo.

Sua queda final, no confronto que travará com falsos amigos de outrora, ingressará nas páginas da história como um capítulo dos mais tristes e dramáticos. Não se deve esquecer que entre aqueles que vão condená-la encontram-se muitos que também devem ser condenados. O destino é assim...o Brasil é assim...


4 comentários:

  1. Assino em baixo, nossa preocupação é trocar seis por meia dúzia, Temer deixa de temer, governando para o povo sacrificado pela roubalheira do cofre público, deixando a HIPOCRISIA GOVERNAMENTAL DE LADO, nessa “batida de interino”, com Meireles, de querer ser “salvador da Pátria”, com aumento de impostos, já escorchantes (06 meses de nossos salários anuais), ´DURO!.
    TEMER, “virando efetivo”, conhecendo à Constituição (nossa colcha de retalhos), de tantas emendas, a maioria espúrias, para servir aos governos hipócritas, e não assegurar os DIREITOS BÁSICOS LEGÍTIMOS DA CIDADANIA, QUE ESTÃO NO CAOS:SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA, TRANSPORTE.
    Temer se quizer entrar na HISTÓRIA PÁTRIA, “DE UM MURRO NA MESA”, convocando a Midia, para informar ao CIDADÃO, sua obra (Plano de governo) restaurando a DIGNIDADE AO BRASIL, TÂO ESTUPRADO E VILIPENDIADO PELOS POLITIQUEIROS.
    Os anúncios do governo, de defícites, a maioria é falso, que cobre dos grandes larápios, que sonegam impostos, que vai, creio a casa do trilhão, o povo já está sacrificado, 12 milhões na rua da amargura, que representa 48 milhões(família de 4 pessoas).
    Oremos a DEUS, que ilumine TEMER, e lhe de “coragem de governar para o POVO, no principio democrático de Sócrates, acando com a “DEMOCRADURA QUE IMPERA NO PAÍS”.
    Continuemos a ORAR A DEUS, pelo JUIZ MORO E EQUIPES MPF E PF, são exemplos a serem seguidos pela judiciários, cuja cupula está a desejar por uma justiça que FAÇA JUSTIÇA., o stf, não nos deixa mentir, acoberta e fica CONIVENTE COM A CORRUPÇÃO; e solta ladrão e assassino, MAS, CREIO QUE HÁ UMA JUSTIÇA, A DIVINA, CUJO TRIBUNAL É A CONSCIÊNCIA, QUE NOS JULGARÁ PELAS NOSSAS OBRAS, ALÉM TÚMULO, A VIDA CONTINUA, ACREDITEMOS OU NÃO!,
    POR UM BRASIL DECENTE E JUSTO, COM UM POVO PACIFICO E CRENTE EM DEUS E JESUS.
    PS. AOS CONDUTORES DE ALMAS, DAS SEITAS RELIGIOSAS, LEMBRO A LIÇÃO DE JESUS, O CRISTO, COM A MOEDA: DAI A CESAR O QUE É DE CESAR, E A DEUS, O QUE É DE DEUS, A MISTURA É HIPOCRISIA (FALSOS PROFETAS), PARA OS HOMENS E UMA OFENSA AO MESTRE JESUS. AO USÁ-LO, PARA FINS INCONFESSÁVEIS.

    Paulo Martins

    ResponderExcluir
  2. A defesa de Dilma no Senado será uma repetição ad nauseam da tese já desmoralizada do golpe e de suas juras que todos já sabem, inverossímeis, de governante imaculada, que não sabia que Pasadena seria uma compra de grande prejuízo para a Petrobras, sendo ela a Presidente do Conselho Deliberativo e mulher centralizadora , que sempre arrogou para si a última palavra em tudo. Em sua gestão no Conselho Deliberativo, vai alegar que nunca soube que houve indicações políticas para funcionários de chefia na Petrobrás com função específica para superfaturar licitações viciadas e roubar em quantias absurdas a empresa em todos os contratos com empreiteiras, fato que até os contínuos da Petrobrás tinham conhecimento.

    Também reafirmará sua inocência e seu completo desconhecimento das sangrias na Petrobras enquanto ministra da Casa Civil , nunca sequer desconfiou que sua auxiliar mais próxima na Casa Civil, Erenice Guerra fosse desonesta , nem mesmo que as nomeações feitas por ela para as diretorias da Petrobras tenham sido feitas a funcionários de ponta , indicados pelo PT , PP e PMDB com o intuito de saquear a empresa até que a Petrobras se tornasse pré-falimentar,

    Responsável pela indicação de Graça Foster , outra que presidiu a Petrobras durante anos de Petrolão e que, como presidente da empresa e amiga íntima de Dilma como Erenice Guerra, nunca percebeu que seus funcionários mais graduados e de convívio profissional necessariamente diário com ela , inclusive para falar sobre as licitações, estavam superfaturando contratos e saqueando a empresa. Os senadores, principalmente os mais atuantes, como Álvaro Dias , que argumentam com muita firmeza irão cobrar isso da ex-presidente , e ela vai dizer mais uma vez que de nada sabia e que tem as mãos limpas , o que ninguém mais acredita.

    Dilma vai tirar o tempo de defesa de seu advogado José Eduardo Cardozo , que pelo menos sabe contra-argumentar com argumentos jurídicos (e ele é bom advogado) as perguntas dos Senadores , para falar ela mesma, com suas frases confusas em sua defesa.

    Ela vai sair da sessão de julgamento ainda mais desmoralizada do que está, não vai saber responder às perguntas ácidas de senadores experientes e de oposição , e o Brasil vai assistir este espetáculo dantesco pela televisão.

    Tudo isso só confirma que Dilma está louca.

    ResponderExcluir
  3. …o cenário me alembra uma charge do grande José Simão, pertinente ao congresso, que poderá servir de pano de fundo para a sessão com a madame:
    1-se gradear vira zoológico;
    2-se murar vira presídio;
    3-se cobrir com lona vira circo;
    4-se botar luz vermelha vira p********;
    5-se der descarga não sobra ninguém…ô xente, seu bixim!

    ResponderExcluir
  4. FORA DILMA!!!!
    FORA PT!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir