quarta-feira, 10 de agosto de 2011

O "Tiro no Pé" de Sérgio Cabral

O DIABO VESTE ARMANI
    Por Antonio Siqueira
     Do Rio de Janeiro



O Diabo Alinhado



     









      










   

      Ao ordenar a prisão de 439 bombeiros e abusar da violência contra os grevistas, O Governador Sérgio Cabral (aquele que paga mal!) deu um tiro no próprio pé e jogou o seu segundo mandato na lata de lixo fétida da história. Muitos canalhas já ocuparam o Palácio Guanabara. De Wellington Moreira Franco, o “homem chamado trabalho”  que anunciou de forma risível ao Estado do Rio e ao país que acabaria com a violência local em seis meses, se elegendo com essa “tresloucada” plataforma de campanha, a Antony Garotinho e sua mulher, Rosinha Garotinho (Que andou usando apenas “Rosinha” nos adesivos, placas e santinhos nas eleições de 2008, para ver se limpava a sua própria vida, mas o juiz Pedro Henrique Alves, da 76ª Zona Eleitoral, de Campos, determinou que ela passasse a utilizar o nome completo sob a alcunha de "Garotinho"). Todos eles formaram equipes de governo corruptas, praticando toda sorte de crimes contra o patrimônio publico, uns tiveram mandatos cassados, outros foram parar na cadeia e, mesmo assim, houve justiça em grande parte dos casos. Haja vista que Álvaro Lins, o chefe da policia civil do Governo do “casal metralha”, está preso até hoje em Bangu oito sob acusação de uso da máquina financeira estatal, corrupção e assassinato com a conivência do Governo do Estado daquele período. Com todo esse chorume político, Sergio Cabral Filho conseguiu ser ainda pior que todo esse bando. A maneira com que ele tratou o movimento SOS Bombeiros deve ter assustado até esses demônios da velha máfia política do Estado do Rio de Janeiro.

      Cabral foi desumano, foi vil, covarde e a ignomínia cometida para com esses homens ultrapassa os limites do absurdo. Recentemente, em declarações de extrema maldade, sugeriu que esses mesmos bombeiros militares, realizassem suas caminhadas por melhores salários e condições dignas de trabalho juntamente com a Parada Gay em Copacabana, indignando grupos de repudio e combate à homofobia e até seus próprios correligionários. Cabral tratou o movimento SOS Bombeiros com escárnio, deboche, autoritarismo e violência. Quando o helicóptero que levava Mariana Noleto namorada de seu filho e bom vivant, Marco Antônio Cabral caiu no mar, no sul Bahia, causando varias mortes, inclusive a de Mariana; Cabral ordenou o deslocamento de 8 mergulhadores da corporação fluminense para a região, gerando constrangimento até na família da moça. A farra  em Trancoso estava sendo financiada e promovida pelo bilionário Eike Batista e trouxe à tona as negociatas entre os dois, como troca de presentes e favores prestados ao empresário com dinheiro do povo do Estado do Rio. Cabral isentou as empresas de Eike em 75 Milhões de Reais, dinheiro este que iria para os cofres públicos. E isso promete ser apenas a ponta do Iceberg.

      Cabral é o principal suspeito público do atentado sofrido pelo combativo advogado Ricardo Gama em 24 de março deste 2011 agitado. O advogado mantém um blog que em seu conteúdo disponibiliza 90% de seu espaço para ferrenhas críticas ao estilo cabralhesco de governar. Gama foi alvejado com 6 tiros perto de sua residência quando caminhava em uma feira no Bairro Peixoto às 11 da manhã em Copacabana. De acordo com testemunhas, os disparos foram efetuados por ocupantes de um Ford KA prata. As investigações se encontram estagnadas apesar de algumas testemunhas terem prestado depoimento. Seu blog faz críticas pesadas a autoridades estaduais e municipais, policiais e milicianos e aqui no Rio podemos dizer com a autoridade de cidadãos sensatos e informados que essa farinha é da mesma procedência suja. Ricardo Gama presta um serviço de suma importância, sem sombra de duvidas. Mas como ninguém é santo por aqui, mancha um pouco essa nobre diretriz; Gama tentou uma vaga para deputado estadual pelo Partido da República (PR), liderado pelo deputado federal e ex-governador Anthony Garotinho, amigo do blogueiro e ex-candidato ao governo estadual.

       Em um Estado como o do Rio de Janeiro, em que a política é canhestra, suja e corrupta desde o tempo de Chagas Freitas (Aliás, a impressão que se tem é que todos eles são filhos do "chaguismo", sem exceção), torna-se praticamente impossível filiar-se a um partido político decente. Meu conselho ao Gama seria a abstinência total de qualquer relação mais estreita com essa camarilha de vampiros, mas a ambição é e sempre será o grande veneno que mata e mutila a humanidade.


      Apesar da violenta repressão, os bombeiros dão prova de maturidade e mantêm a mobilização. Cerca de 150 ativistas continuam em vigília nas escadarias da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, com faixas pedindo por “socorro” e críticas ao governador que rotulou os grevistas de “vândalos”. Outros protestos ocorrem pela cidade, como em Campo Grande, Bangu, Realengo e na Penha. Fitas vermelhas estão amarradas em 90% dos carros que circulam, pela cidade, sejam particulares e ou de empresas. O apoio da população é unanime. Cabral enviou tropas do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) para o Quartel Central da corporação, ocupado por Bombeiros Militares e seus familiares, incluindo assim mulheres e crianças. Esses familiares não estavam ali obrigados pelos lideres do movimento, de forma alguma. Estavam ali desesperados, pois a vida de uma família de bombeiro militar aqui no Rio anda, há tempos, ganhando contornos de miséria e privação totais em diversos casos. O que impressiona é que os servidores do CBMERJ, não abandonaram a população em momento algum, mantendo seus serviços essenciais. Ninguém morreu por falta de socorro, os resgates e combates aos mais diversos tipos de incêndio, acidentes automobilísticos e ocorrências nas ruas de todas as cidades fluminenses, mantiveram-se incólumes e eficientes, aliás, como sempre foi.

      Cabral mandou o BOPE atacar e atirar em homens, mulheres e crianças desarmados. O BOPE foi criado e treinado para matar, para dar fim a conflitos sem muitas opções de negociação, todos sabem disso. Ao menos pelos dois filmes tão bem dirigidos e roteirizados por José Padilha. E a realidade desta instituição é ainda mais radical do que foi retratado na telona pelos Topas de Elite I e II.  Talvez se o Governador tivesse lido Maquiavel em alguma época da sua vida hipócrita, se fosse menos imbecil, beberrão e fanfarrão, não cometesse esse erro. O BOPE transformou-se na 'Milícia Pessoal do Governador', contrariando os pensamentos preciosos do secular diplomata e fundador do pensamento e da ciência política moderna. Pelo fato de haver escrito sobre o" Estado e o governo" como realmente são e não como deveriam ser e sem "exércitos mercenários" ou coisa parecida. 

        Se o ‘Diabo veste Prada’ como foi retratado no interessante e charmoso filme dirigido pelo eficiente David Frankel e estrelado pela genial Meryl Streep, aqui entre as paredes imundas do Palácio Guanabara, o Diabo Veste Armani.


*Antonio Siqueira é articulista, musico, carioca e não mais esperançoso.







Esse vídeo mostra ao ilustre leitor a realidade desses homens tão importantes em nossas vidas






9 comentários:

  1. É preciso ter, acima de tudo, coragem para abrir os portais do inferno e enfrenta-lo.
    Brilhante você, Siqueira!
    Um cidadão na acepção da palavra.

    Marcelo Vieira

    ResponderExcluir
  2. Não se avexe em falar das sujeiras politicas do seu Rio de Janeiro não, meu querido. A politica aqui no Estado de Minas Gerais é doente também.
    Cadeia para esse Cabral, esse cara é mal!

    Luana - BH

    ResponderExcluir
  3. é preciso que se faça justiça de alguma forma.
    a minha família Lins têm dois bombeiros nesta honrada e abandonada corporação que só não passam necessidades básicas pq exercem outras atividades, graças à formação técnica desses caras.

    mas deus está aí sim, livre das mazelas humanas e pronto para operar em favor dos massacrados.

    hoje me acidentei e os bombeiros da Ilha do Governador chegaram à estrada do galeão em 15 minutos, levaram meu primo e a mim rapidamente.
    não preciso dizer mais nada.

    Celso Lins - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  4. Rezo para que a minha cidade e o meu estado natal sobrevivam a este homem. :(

    ResponderExcluir
  5. muito, muito bom esse artigo, Antonioni. lúcido, competente e realista, o que, certamente, deve lhe trazer um pouco de tristeza, já que não é fácil escrever sobre a podridão que infesta nosso quintal. o Rio merecia um governante melhor, mas lamentavelmente, seus cidadãos optaram por eleger, como em tantos outros estados, a própria encarnação do mal. Deus os proteja. e proteja a todos nós que não estamos livres da mesma tragédia.

    ResponderExcluir
  6. Me sorprende que todo lo que sucede en Río de Janeiro
    Aunque conscientes de que la elección de Chile nos da la libertad para discriminar a una especie de hijo de puta!
    Cabral es la encarnación del demonio!

    Cabañas - Valdívia - Chile

    ResponderExcluir
  7. ótimo artigo.
    corajoso;
    coisa de quem conhece o estado que se vive.
    estado de vergonha...
    estado de coma moral.
    cabral, você é booçal.

    Ass: um carioca envergonhado. :(

    ResponderExcluir
  8. Caro autor

    Suas palavras fortes e ácidas, necessárias para tirar esse povão do transe em que se encontra, serão compartilhadas, fique sossegado.

    ResponderExcluir
  9. hoje, 18 de julho de 2013, continuamos cada vez mais envergonhados com o egocentrismo desse homem, ele se acha Deus, com direito a ir para o trabalho de helicóptero, pago com dinheiro público, evidente....nós aqui de São Paulo apoiamos as manifestações dos cariocas, força irmãos...vamos tirar esse crápula daí...

    ResponderExcluir