segunda-feira, 5 de março de 2012

Liberdade condicional e outros ‘bichos’

Enquanto os juizes adormecem, os bretões agonizam
Antônio Siqueira




@image_paulo_caruso
Quase sempre quando inicio um artigo  ou qualquer tipo de texto destinado aos espaços em que os publico, vem àquela impressão de que a perda de tempo é certa e inevitável e que eu poderia estar fazendo outras coisas bem mais prazerosas. Só que o prazer de observar o resultado suplanta a primeira impressão e a sensação é de relaxamento total. É como se eu estivesse tirando um saco de cimento dos ombros e jogando em cima da hipocrisia vigente, esmagando um pouco do marasmo que se impõe no nosso habitat. O planeta terra anda precisando, mais do que nunca, de alguns revoltosos, não de “vendedores de indulgencias”.

      Hoje estou fugindo da minha linha de comunicação e escrevendo de uma forma bastante confessional. Uma auto-inquisição, pois sempre achei uma tremenda viadagem essa linha, digamos: “Hoje comi quiabo com manga e tive uma piriri dos diabos”; Mas fazer o quê diante do apelo da alma primitiva? Confesso; Ninguém merece!

     Não entendi a explicação dada pela juíza que libertou o infeliz que estuprou e assaltou em diversos ônibus na Cidade do Rio de Janeiro. Ela seguiu as determinações legais, e disse que a promotoria apelaria, caso ela negasse liberdade ao bandido, e ele seria solto do mesmo jeito. A juíza não tem que ficar preocupada com o que a promotoria fará, ela deve sim, questionar o errado e fazer o certo. Os terceiros que façam o que quiserem.

     Uma garota de 12 anos foi estuprada num desses ônibus no Jardim Botânico, os passageiros disseram não ter percebido. Não vou comentar esse absurdo, pois a consciência de quem assistiu passivamente deve estar em chamas nesse momento. A grande maioria do povão gosta mesmo é de soltar os bichos nas arquibancadas em dia de clássico ou no Twitter e no Facebook discutindo titicas; Mas esse povo é caso perdido. O que precisa ser revisto e com certa urgência são as LEIS! O criminoso, como dito acima estava em liberdade condicional, concedida pela juíza “Maria vai com as outras”. Como a tal juíza, existem outras centenas de magistrados dorminhocos que ganham muito bem para deixar as ruas mais inseguras e a sociedade ao deus dará e isso deveria colocar em discussão o benefício recebido pelo verme em questão. Se um criminoso é condenado há 10 anos de prisão, ele deve cumprir toda a pena e ponto final. Isto, sim, é justiça! A União tem despesas demais, todos sabem. Um preso custa bem mais caro que um aluno da rede pública, não é mesmo? Cuidem melhor da educação e a população carcerária diminuirá sensivelmente.


                                           **********************************

             Quando o Governo quer melar uma investigação, forma uma Comissão Parlamentar de Inquéritos. Pois bem, duas comissões do Senado vão discutir o acidente na Base Antártica. Desde 2006 militares se queixam sobre a falta de investimentos na base, que funcionava, graças a eles, os militares, e pesquisadores que muitas vezes geravam recursos no fim do mundo para que o projeto seguisse em frente. Agora, Dilma e o ministro Valdir Raupp lamentam as perdas e se prontificam a reconstruir uma base melhor. As perdas materiais serão repostas e talvez otimizadas, as humanas não.

                                           **********************************

     Os ingleses começaram 2012 com o orgulho ferido por assistirem o PIB do Brasil ultrapassar o da Gran Bretanha e o grande “vira-lata” assumir a quinta colocação no ranking mundial das economias. Os decadentes da vez disseram que a renda per capta do Brasil de 12 mil dólares anuais jamais atingirá os 40 mil dólares anuais dos ingleses, que as estatísticas estão erradas e tendenciosas (diga-se de passagem, que o instituto que pesquisou estes números é britânico) e outras chorumélas. O que os ingleses e o resto do G8 não perceberam é que a nossa ascensão é fruto da incompetência deles próprios.

     O prazer me chama... Boa noite!


Charge: Paulo Caruso


4 comentários:

  1. Liberdade condicional aqui na europa é revista e estuda minuciosamente antes de ser aplicada a qualquer delinquente. Crimes hediondos não têm benefício algum.
    Os ingleses estão de cabeça inchada rs...
    que bom voltou a postar aqui, antonio! amo ´pesta sua verve, meu irmão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liberdade condicional?
      Para certos casos, bem leves.

      Marcelo - Rio

      Excluir
  2. PELO MENOS BOAS GARGALHADAS ME FORAM GARANTIDAS!

    ResponderExcluir