quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

SERIA A MISÉRIA A CAUSA DA VIOLÊNCIA?



Por Aristóbulo Silveira de Belo Horizonte MG 




@arte:politica&afins
















       Apesar de haver contradição sobre o assunto, pois vários estudos já demonstraram o contrário, a teoria das esquerdas é que a principal responsável pela violência seriam as desigualdades sociais e a miséria! Mas o PT não “tirou da miséria” milhões de brasileiros?Então, porque a violência cresceu assustadoramente na última década?

       Em primeiro lugar, as desigualdades sociais podem influenciar, mas não são causa direta de violência e de criminalidade, pois nas favelas, de um modo geral, as pessoas são honestas e trabalhadoras, e apenas um pequeno percentual se dedica ao crime.

       O governo brasileiro arrecada 36,3% do PIB em impostos, o que supera, em muito, o que é cobrado pelos dez países mais ricos do mundo, que gira em torno de 26%. Com uma arrecadação desta, se não houvesse tanta corrupção e roubalheira,haveria dinheiro de sobra para devolver ao cidadão,uma quantidade infinitamente maior de benefícios,principalmente no que diz respeito a oferecer educação de qualidade , e não esta educação em voga atualmente, em que o aluno vai a escola, e não aprende nada,por uma série de fatores, sendo o principal deles, professores mal formados e mal remunerados.Dados da Fundação Dom Cabral, sediada em Belo Horizonte - MG, demonstraram recentemente, a grande dificuldade que as empresas tem, de contratar profissionais qualificados.Porque esta falta de qualificação?

      Voltando à questão da violência, concordando com o governo, de que principal causa desta seja a desigualdade social, a pergunta que não quer calar vem à mente: porque não há investimento, de verdade, na educação do povo brasileiro, já que esta seria a única forma de se diminuir a pobreza, e aproximar os maiores dos menores salários?

      Japão e Alemanha, países destruídos na segunda guerra mundial, foram reconstruídos com os governos investindo 70% da arrecadação em educação! Hoje, estão entre as cinco maiores potências mundiais!

      Então, a questão da violência, passa principalmente pela educação de baixa qualidade oferecida no país!

        Se as crianças fossem às escolas, com o objetivo de realmente aprender, e desde muito cedo, fossem incentivadas a cultivar valores, questões éticas e morais, muito provavelmente os índices de violência e criminalidade estariam em uma curva descendente, e não crescendo em progressão geométrica, como ocorre atualmente.

      O problema é que, devido a esta hipocrisia generalizada que se vive no país, hoje não se pode mais educar uma criança! A ingerência do Estado na vida do cidadão chegou a tal ponto, que corrigir o filho com uma palmada, se tornou crime! O pai que tem um comércio, não pode colocar seu filho adolescente para trabalhar ali, onde poderia aprender a manter os negócios da família, pois isso hoje é passível de punição penal! Eu me pergunto onde está a lógica destas pessoas que criaram estas idéias, pois as estatísticas estão aí a mostrar o aumento desenfreado da criminalidade, a banalização da vida, a dependência cada vez maior que os jovens têm dos pais (hoje é comum pessoas de mais de 30 anos ainda morar e viver à custa dos pais), enfim, a dificuldade cada vez maior que estas pessoas têm, em “deslanchar” na vida, isso quando não tomam o caminho do crime!

      Crianças e adolescentes que vão à escola e nada aprendem, assistem aula quando querem,agridem professores, e usam do tempo para desenvolver o gosto pelo ócio e pelo “mal feito”,com certeza terão pouca chance de se tornarem adultos capazes e de bem, e com isso o país vai se tornando um antro de pessoas incompetentes,mal formadas, que não tem condições de competir com jovens da mesma idade,oriundos de países que levam a educação à serio.E o Brasil,apesar de toda riqueza que possui, inclusive no que diz respeito a material humano, vai se distanciando cada vez mais dos países de primeiro mundo!

       E a violência crescente, além de afastar cada vez mais os turistas,que são fontes de divisas para o país,coloca a todos nós e aos nossos filhos,diante de uma possibilidade cada vez maior, de sairmos de casa e não voltarmos mais!

        A única forma de se mudar isso, é com educação! É tentar recuperar os valores, a ética, a moral, o gosto pelo estudo, a família, o respeito e outros adjetivos que o brasileiro foi perdendo nos últimos anos!Mas para que isso ocorra, é preciso mudar esta visão míope  que se implantou no país! A educação começa em casa e continua na escola, mas para que ocorra,pais e professores tem de ter,dentre outras coisas, autonomia para educar! Caso contrário, esta escalada de violência nunca terá fim!



4 comentários:

  1. Excelente reflexão acerca dos enganos, opiniões e desculpas para o atual quadro social. Muito bom ter você por aqui, Doutor!

    ResponderExcluir
  2. Não mesmo. A miséria pode ferir, a fome desesperar. Mas o faminto que entra num supermercado para roubar um pão para comer, jamais matará alguém por isso, tenham certeza.
    Educação, valores familiares, drogas...Isto está encrustado na sociedade em todas as classes.

    Rita - Salvador - BA

    ResponderExcluir
  3. O livro DAF: A Essência Perdida de I. di Renzo, em e-book na Amazon ponto com, narra a origem e a provável "causa" da violência, através de uma grave constatação, nuca antes observada, imaginada ou pesquisada que causa uma grande surpresa.
    Mostra o início desses comportamentos incompreensíveis, que observamos, em algumas pessoas de nosso convívio e na sociedade como um todo e nos leva ao entendimento e à mudança na forma de compreender a agressividade, a perversidade, a traição, a infidelidade, o roubo, o uso de drogas entre outros.

    ResponderExcluir
  4. No livro DAF: A Essência Perdida de I. di Renzo, em e-book, na Amazon ponto com, a narrativa aponta a mais provável "causa" da violência, nunca antes observada, imaginada ou pesquisada, que surpreende!
    Mostra a origem e o início desses comportamentos incompreensíveis, que observamos, em algumas pessoas de nosso convívio e na sociedade como um todo e nos leva à mudança na forma de compreender a agressividade, a perversidade, a traição, a infidelidade, o roubo, o uso de drogas, entre outros.

    ResponderExcluir