segunda-feira, 14 de março de 2016

Olhos Escravizados


Por Fernando Figueiredo - Niterói



Fernando_Figueiredo

















Lembro-me de uma frase de  “O amigo americano”, romance policial de Patricia Highsmith:Tome cuidado, os olhos não se compram.” Pois bem, a frase está errada. Os olhos se compram, sim. O único contratempo é que os donos dos olhos não recebem nenhum centavo por isso.

Não me refiro aqui aos traficantes de órgãos, mas de algo bem parecido, simbolicamente. Uma prática, aliás, bastante comum: me refiro, em poucas palavras, a propaganda nos meios audiovisuais.

Sempre ouvimos dizer que a publicidade é um serviço ao público. Eu digo o contrário: o valor que a publicidade agrega a um produto, depende da atenção que consegue atrair do consumidor.

 Propaganda Politica: A arte e o poder de conduzir o povo























Pensei sobre isto essa semana, os meios de comunicação, podemos especificar aqui a TV, como exemplo, conquistam a atenção do público para depois vendê-la, e bem caro. Nós temos os olhos vendidos sem nos dar conta, estão com esperteza pra cima da gente.

No que diz respeito a propaganda política, em sua forma moderna, foi inaugurada pelo bolchevismo. Mas antes disso houve líderes que reconheceram  a importância da propaganda, Napoleão foi um deles.

A propaganda, segundo Bartlett, é uma tentativa de influenciar a opinião e a conduta da sociedade, de tal modo que as pessoas adotem uma conduta determinada.

O que vivemos hoje, no Brasil, é uma tentativa de reduzir a luta política a um maniqueísmo de forma a dificultar a confrontação de opiniões. No caso, de um lado estaria, supostamente, a esquerda, que chegou ao poder através do líder proletário, vítima de perseguição de uma direita reacionária. “Uma mentira cem vezes dita, torna-se verdade.” disse certa vez Joseph Goebbels.



Fernando Figueiredo é jornalista, articulista, contista, cronista e escreve sobre cinema no Arte Vital Blog





E tem música:






3 comentários:

  1. Perfeito, perfeito, perfeito.
    Onde assino!

    Marcelo

    ResponderExcluir
  2. Excelente
    Sem palavras...

    Ivan - Redmond Washington D.C

    ResponderExcluir
  3. Excelente
    Sem palavras...

    Ivan - Redmond Washington D.C

    ResponderExcluir