terça-feira, 22 de novembro de 2011

zapeando

Stella

Se existe uma despesa da qual não abro mão é o pagamento mensal de minha tv por assinatura, muitos dos filmes que passam no circuito estrangeiro e alternativo e que eu não consigo assistir, invariavelmente chegam às telas através da tv paga.

Gravo todos e me programo para assisti-los aos finais de semana, o que me rende momentos de muita diversão e aprendizado, porque é fora dos grandes circuitos dos filmes comerciais que garimpamos verdadeiras jóias culturais, assim entendidas por outras línguas, outros costumes e gente interessantíssima.

Semanas atrás me prendeu a atenção, do começo ao fim, um belíssimo e delicado filme francês, cujo título leva o nome da protagonista, uma menina transitando entre a pré-adolescência e a adolescência. E não, não se trata de mais um daqueles filmes escolares, com cenários em shoppings e lanchonetes, entre baladinhas e celulares. A década é a de 70, com pôster de Alain Delon pregado na parede do quarto da protagonista e músicas francesas gostosíssimas.

Stella é uma menina em adequação, mutante, como todas de sua idade e sua (aparente, vejam bem) rebeldia faz um contraponto interessante à rigidez do colégio em que estuda. Mas Stella é, também, surpreendentemente madura ao lidar com os frequentadores do bar meia-boca de propriedade de seus pais, um casal maluco e passional.

Stella é uma garota deliciosa que ganha força com a interpretação da atriz Léora Bárbara; aliás, o elenco todo é ótimo, com destaque para o ator Guillaume Depardieu, morto precocemente aos 37 anos, um mês antes da estréia de Stella. Guillaume, nesse filme, interpreta um dos frequentadores do bar e dispensa à menina um tratamento carinhoso, quase paternal, bonito de ver. Ressalte-se que o bar e seus frequentadores poderiam compor perfeitamente um outro filme, mas é nesse que estão, e tá tudo bem, porque tudo se integra em rica harmonia.

Destaque à parte e, primordial, em minha opinião, é a direção competente de Sylvie Verheyde, responsável também pelo roteiro. Falar nisso, Stella é a Sylvie garota.

E mais eu não conto pra não correr o risco de estragar as deliciosas andanças da protagonista, que perambula o tempo todo entre a vontade de ser aceita e as descobertas comoventes que, suponho, acabaram por transformar definitivamente sua vida.

Portanto, para quem quiser assistir, fica aí a dica de um excelente filme.

Ficha técnica:
Título original: (Stella)
Lançamento: 2008 (França)
Direção: Sylvie Verheyde
Atores: Léora Barbara, Mélissa Rodriguez, Laëtitia Guerard, Karole Rocher.
Duração: 103 min
Gênero: Drama



mariza lourenço

5 comentários:

  1. A diretora Sylvie Verheyde trouxe este filme para concorrer no Fest Rio de 2008, se não me engano e foi falado bem dele aqui. Excelente dica, excelente artigo, Marizinha!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o compartilhamento de dicas assim. Assisti apenas a dois filmes franceses, mas são dois filmes marcantes para mim... Gostaria muito de poder ver esse filme um dia.

    ResponderExcluir
  3. Dica anotada. Tem uma locadora aqui prto de casa que ainda aluga raridades alternativas. Beleza, Mariza! Obrigadim...

    Luana - BH

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto muito desta diretora e dica das "francesinhas gostosas" me interessou e muito.
    No mais, o que Mariza Lourenço indica, principalmente quando o assunto é a sétima arte, é certeza de bom programa!

    Celso Lins, *com preguiça de logar o blogger e agradecendo a possibilidade de comentar sem precisar lançar mão deste expediente. :-p

    ResponderExcluir
  5. Eu amo essas dicas!
    consegui comprar este filme numa locadora de especialidades aqui na Moca e é, simplesmente, magnífico.
    Muito thanks, Mariza!

    Martha

    ResponderExcluir