EDITORIAL VF
O que garante Via Fanzine no ar, após apresentar tantas denúncias que influenciaram diretamente na vida do povo itaunense nestas últimas décadas, inclusive com aceitação do Ministério Público local, é a responsabilidade.
Por Pepe Chaves - Itaúna MG
*Colaborador e membro da equipe de articulistas de Politica & Afins
Via Fanzine - 20 anos |
Estamos comemorando hoje, segunda-feira, 07/04/2014, com um bom vinho gaúcho e um requintado queijo mineiro com ervas, duas décadas de jornalismo ininterrupto, desde que a primeira edição impressa de Via Fanzine foi publicada em Itaúna, no dia 07/04/1994.
Tempo este em que arrebatamos o mais alto respeito de leitores, autoridades de todas as esferas e colaboradores tão distintos, residentes nas mais avessas localidades do mundo. E não é fácil manter-nos dentro de um compromisso estrito de produzir um jornal digital diário, ininterruptamente, desde o dia 07/04/2004, quando o portal Via Fanzine entrou no ar pela internet.
E todo este trabalho que não surgiu ontem, hoje consiste no maior acervo digital de um portal produzido em Itaúna e na região, além de ser, devidamente comprovado, o portal que recebe mais acessos na cidade. Também não fazemos jornalismo pra privilegiar vereador que compra jornal escondido para faturar publicidades da Prefeitura e da Câmara e nem enviamos spam; nem apelamos para que leitores visitem o nosso site ou página de Facebook. Tampouco, fazemos jornalismo para plagiar descaradamente quem se diz nosso concorrente. Também não fazemos festa para celebrar visitação falsa recebida. Produzimos jornalismo com a originalidade que nos garante, desde o início deste trabalho, no milênio passado, a confiança de quem nos lê.
Por isso, para vendermos espaços publicitários em nosso trabalho, não temos que apresentar acessos de site “printados”, nosso acesso está aberto a quem quiser vê-lo clique aqui (Motigo Webstats - Free web site statistics Personal homepage website counter) Tampouco, temos que mentir, afirmando que recebemos milhares de acessos de internautas por dia, algo humanamente impossível (e quem trabalha com site sabe disso) para um portal de jornalismo na cidade de Itaúna, sobretudo, se divulgar somente notícias ou releases locais, como a maioria faz.
Desta forma, não temos que fazer politicagem a nosso favor, tampouco com pessoas da política local para obter dinheiro público, de maneira suspeita, pois, enquanto veículo de comunicação, trabalhamos é com informações e, no nosso caso, com informações concisas.
O que garante Via Fanzine no ar, após apresentar tantas denúncias que influenciaram diretamente na vida do povo itaunense nestas últimas décadas, inclusive com aceitação do Ministério Público local, é a responsabilidade. Talvez, por isso, dentro de nossa larga liberdade para publicar, nunca fomos processados enquanto veículo de comunicação, apesar de ter havido uma tentativa política frustrada do prefeito afastado pela Justiça Eugênio Pinto e do vereador Lucinho de Santanense, em 2010, onde fomos defendidos pelo doutor Lincoln Guimarães Melo e foram eles que acabaram nos ressarcindo.
Portanto, afirmar que recebe milhares de acessos por dia e montar “provas” disso é muito fácil com tecnologia de hoje; difícil é fazer um jornalismo original, com identidade e desprendimento, que não vive apenas para malhar ou adular políticos e outros mandatários locais, mas para transpirar à tona assuntos do verdadeiro interesse público, doa a quem doer, seja na esfera municipal, estadual, nacional, ou mundial.
Este é para nós um momento de reflexão, no qual agradecemos (e nem teria coragem de tentar citar nomes, vocês sabem quem são) a centenas de pessoas que colaboraram de alguma maneira ou ainda colaboram com Via Fanzine nestas duas décadas. Pela nossa isenção e desatrelo as “negociatas” que muitas agências de publicidades e veículos de comunicação, aliados a políticos irresponsáveis fazem com dinheiro público em nossa cidade e Estado, temos orgulho de afirmar que produzimos o verdadeiro diário itaunense.
E posso encher a boca pra dizer: sem depender de um tostão de dinheiro público para nos mantermos, somos aquele que leva mais longe o nome de Itaúna no mundo. E, obviamente, o veículo de comunicação que mais traz para Itaúna informações das mais distantes plagas, inclusive as que estão bem além do nosso pequeno mundinho...
Por isso, nós da rede de portais ZINESFERA, que agrega todo o trabalho desenvolvido por Via Fanzine, estamos imensamente gratos aos leitores que repassam nossos links por e-mail, nas redes sociais e de tantas outras formas que difundem o nosso trabalho.
No entanto, o grande retorno recebido não pode ser pago com dinheiro nenhum: é o encontro que proporcionamos a tantas pessoas que se conheceram e cultivam laços de amizade a partir do nosso trabalho. É poder ver nossos textos acrescentar aos leitores e saltar daqui para diversos sites e blogs de todo o mundo e até mesmo em questões de vestibular e no meio acadêmico.
Assim, enfim, me perdoem pelo ar de desabafo e parabéns, a toda família Fanzine espalhada pelo mundo e que nos venham muitos outros anos de vida!
Pepe Chaves |
Pepe Chaves
editor
www.viafanzine.jor.br
pepechaves@gmail.com
07/04/2014
TV Fanzine - Os Muros Perdidos de Minas Gerais
Nenhum comentário:
Postar um comentário