domingo, 22 de janeiro de 2012

Sobre a mediocridade “global”


Abisaí Leite - do Rio de Janeiro    






















    

      Li um artigo do Veríssimo publicado há exatos onze meses e vinte e um dias, onde o ilustre cronista desferira um contundente e profundo corte na “agência global” ao criticar o formato do pornográfico e ignóbil BBB. Não por acaso, recebi um e-mail de um amigo não menos indignado e chateado que todos nós, apontando as mesmas preocupações apresentadas pelo autor naquela nota, que denunciara àquela altura os desmandos da emissora (rede Globo). Luis Fernando Veríssimo dizia que o famigerado programa vem invadindo a privacidade dos lares brasileiros, sem o menor cuidado quanto aos conteúdos de má qualidade e desprezo pelos incultos e desprovidos de maior inteligência, sem falar dos indivíduos fronteiriços e sem acesso aos meios mais qualificados em matérias e conteúdos midiáticos ou jornalísticos.

     Bem, passado esse ano (2011), adentramos dois mil e doze com nova edição do BBB, com “novos” personagens, o mesmo conteúdo, o mesmo formato, a mesma mediocridade, o mesmo apresentador e os mesmos requintes indutivos de manipulação da volitividade dos “pobres” telespectadores.  Pois é... Nada parece ter mudado na mentalidade daqueles que deveriam pautar suas vidas na produção cultural e na moldura dos alicerces da ética na condução do processo educativo e de consciência cidadã na sociedade brasileira, já que são os telespectadores quem financiam e “pagam” pelos “serviços” prestados pela mídia ao público que “compra” tudo o que é veiculado e propagandeado nas telas através de uma gigantesca “mala direta”[patrocinadores, lobistas, políticos, especuladores dos mercados financeiro e imobiliário _ afinal se trata de uma bela casa].

     Mas o que nos espanta e deveras intriga, é a falta de escrúpulos por parte destes signatários do império da indústria audiovisual. Na verdade o arbítrio exercido pelos proprietários da emissora nessa verdadeira rede de malfeitores alimenta uma secular plutocracia, interessados na manutenção dos privilégios de nossa elite. Indignamo-nos com o que explicita o deboche encarnado nas expressões faciais e nos gestos transmitidos pelos interlocutores que a cada dia se especializam na “arte da dissimulação” diante da desconfiança dos céticos e “desconfiados” como nós. Impossível não perceber a desfaçatez destes verdadeiros algozes de um povo já tão oprimido por uma existência iletrada e explorada ao extremo por séculos à fio.  Trata-se de uma nova maneira de mascarar a realidade e “esconder” o que está por trás dos esquemas que envolvem o processo seletivo para os candidatos a “heróis” no dizer do apresentador do programa, o senhor Pedro Bial.

     Não me espantaria (isto não!) se os mesmos agenciadores fossem flagrados com vultosas quantias em contas milionárias tentando burlar o fisco brasileiro. Ou quem sabe delitos envolvendo prostituição ou atividades tangentes, conforme revela o módus operandi das diligências policiais e de operadores do Direito Criminal que investigam quadrilhas de agenciadores de “modelos” que prestam  “serviços de acompanhantes” ao turismo sexual em exuberantes e suntuosos hotéis das grandes capitais.

     Resta então de nossa parte, manifestar veemente repúdio aos que desrespeitam os lares brasileiros e que ridicularizam de forma tão vil, a já tão carente sociedade, (sobretudo as nossas mulheres, já tão reificadas), empurrando goela abaixo todo esse lixo em forma de entretenimento, que em nada contribuirá para forjar a auto estima das novas gerações.


*Abisaí Leite é Professor de História, ativista apartidário e não tem interesses e plataformas politicas, pois se tivesse, aqui não estaria a escrever semanalmente

3 comentários:

  1. Meu caro professor

    Acompanho a sua trajetória e invejo a sua disposição em encarar essa celeuma nauseante. Fui informado de que meu ex-aluno, Antonio Siqueira estava escrevendo em um novo espaço e acabei me surpreendendo com um blog repleto de gente produtiva e excepcionalmente inteligentes e bem informados. Tentarei segui-los com minhas limitações cibernáuticas que pouco acrescentam à minha vida e apenas me fazem falta em momentos como este.

    Perfeita colocação no que expressa nossa incapacidade de lutar contra o mal que destrói a nossa cultura.

    Att Roberto Lamas

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  2. A Rede Globo é um carrasco que o povo brasileiro, puta de zona que gosta de apanhar do cafetão, ama e não vive sem.

    *É lamentável ver um espaço excelente como este parado deste jeito. Fazer o quê?

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  3. Compra quem quer, não é mesmo, querida?
    Day, também acho. Mas constatei que o problema aqui têm 3 nomes compostos:

    1 - Egocentrismo Arcaico
    2 - Ausência de Compromisso
    3 - Preciosismo Juvenil

    Obviamente não é uma generalização, mas entristece.

    abs

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