Nota do blog
Da antiguidade, passando pela Idade Média e alcançando a Idade Contemporânea, a fé e a razãosão temas bastante controversos. Por quê? Mas o que é a fé? Há duas correntes de pensamento que se cruzam: cristianismo e filosofia grega. Na antiguidade clássica grega prevalecia a filosofia e o pensamento, calcado na razão.
Na Idade Média prevaleceu a teologia, que é a fé na revelação. A filosofia era considerada a ancila theologiae (“serva da teologia”). Embora os medievais fossem mais teólogos do que filósofos, eles se esforçaram muito para encontrar uma síntese entre a fé e a razão. No final da Idade Média, este equilíbrio se rompe e a filosofia torna-se independente da fé e da revelação. É o aparecimento do iluminismo, em que tudo deveria ser explicado à luz da razão. É nessa época que surgem as ciências e o método teórico-experimental.
Pascal, mesmo sendo homem de ciência, se rebelara contra a suprema autonomia da ciência. Para ele, embora a ciência tenha um poder extraordinário, ela não é capaz de explicar a origem do Espírito e do Universo.
E o que vivemos atualmente? O que o ser humano "racional" aspira, sorve e desenvolve para si e os seus sobre Fé? E os pilantras engravatados? Os falsos profetas de batas e hábitos? Vamos ouvir sobre este assunto complicado e numa linguagem simples, o que o primitivismo e a conduta dos novos malandros templários reservam para o crente, o dizimista congregado na merda das merdas sociais. Com a palavra, Ives Pierini:
A Fé - Vídeo 3
*Ives é professor de história, musico e arranjador, compositor e produtor de trilhas sonoras, um dos membros fundadores da Banda Black Dog Brazil e pensador nato. Primeiro vídeo de uma série que abordará fatos cotidiano e do cenário politico-social da cidade, do país e do mundo com inteligência, embsamento e muito bom humor. Neste ano de eleições, será de suma importância e uma dor de cabeça a mais para a Côrte.
Apoio deste blog, Politica & Afins e do Arte Vital Blog.
Todos os direitos reservados ®
A fé de cada um é inquestionável, mas compreendo aonde o rapaz quer chegar, só precisava ser mais direto.
ResponderExcluirEloy